sábado, 24 de maio de 2014

Tópico Frasal

Tópico Frasal
A ideia central do parágrafo é enunciada através do período denominado tópico frasal. Esse período orienta ou governa o resto do parágrafo; dele nascem outros períodos secundários ou periféricos; ele vai ser o roteiro do escritor na construção do parágrafo; ele é o período mestre, que contém a frase-chave. Como o enunciado da tese, que dirige a atenção do leitor diretamente para o tema central, o tópico frasal ajuda o leitor a agarrar o fio da meada do raciocínio do escritor; como a tese, o tópico frasal introduz o assunto e o aspecto desse assunto, ou a ideia central com o potencial de gerar ideias-filhote; como a tese, o tópico frasal é enunciação argumentável, afirmação ou negação que leva o leitor a esperar mais do escritor (uma explicação, uma prova, detalhes, exemplos) para completar o parágrafo ou apresentar um raciocínio completo. Assim, o tópico frasal é enunciação, supõe desdobramento ou explicação.
A ideia central ou tópico frasal geralmente vem no começo do parágrafo, seguida de outros períodos que explicam ou detalham a ideia central.
Exemplos:
Ao cuidar do gado, o peão monta e governa os cavalos sem maltratá-los. O modo de tratar o cavalo parece rude, mas o vaqueiro jamais é cruel. Ele sabe como o animal foi domado, conhece as qualidades e defeitos do animal, sabe onde, quando e quanto exigir do cavalo. O vaqueiro aprendeu que paciência e muitos exercícios são os principais meios para se obter sucesso na lida com os cavalos, e que não se pode exigir mais do que é esperado.
Tópico frasal desenvolvido por enumeração:
Exemplo:
A televisão, apesar das críticas que recebe, tem trazido muitos benefícios às pessoas, tais como: informação, por meio de noticiários que mostram o que acontece de importante em qualquer parte do mundo; diversão, através de programas de entretenimento (shows, competições esportivas); cultura, por meio de filmes, debates, cursos.
Tópico frasal desenvolvido por descrição de detalhes:
É o processo típico do desenvolvimento de um parágrafo descritivo:
Era o casarão clássico das antigas fazendas negreiras. Assobradado, erguia-se em alicerces o muramento, de pedra até meia altura e, dali em diante, de pau-a-pique (...) À porta da entrada ia ter uma escadaria dupla, com alpendre e parapeito desgastado. (Monteiro Lobato)
Tópico frasal desenvolvido por confronto:
Trata-se de estabelecer um confronto entre duas ideias, dois fatos, dois seres, seja por meio de contrastes das diferenças, seja do paralelo das semelhanças. Veja o Exemplo:
Embora a vida real não seja um jogo, mas algo muito sério, o xadrez pode ilustrar o fato de que, numa relação entre pais e filhos, não se pode planejar mais que uns poucos lances adiante. No xadrez, cada jogada depende da resposta à anterior, pois o jogador não pode seguir seus planos sem considerar os contra-ataques do adversário, senão será prontamente abatido. O mesmo acontecerá com um pai que tentar seguir um plano preconcebido, sem adaptar sua forma de agir às respostas do filho, sem reavaliar as constantes mudanças da situação geral, na medida em que se apresentam. (Bruno Betelheim, adaptado)
Tópico frasal desenvolvido por razões:
No desenvolvimento apresentamos as razões, os motivos que comprovam o que afirmamos no tópico frasal.
As adivinhações agradam particularmente às crianças. Por que isso acontece de maneira tão generalizada? Porque, mais ou menos, representam a forma concentrada, quase simbólica, da experiência infantil de conquista da realidade. Para uma criança, o mundo está cheio de objetos misteriosos, de acontecimentos incompreensíveis, de figuras indecifráveis. A própria presença da criança no mundo é, para ela, uma adivinhação a ser resolvida. Daí o prazer de experimentar de modo desinteressado, por brincadeira, a emoção da procura da surpresa. (Gianni Rodari, adaptado)
Tópico frasal desenvolvido por análise:
É a divisão do todo em partes.
Quatro funções básicas têm sido atribuídas aos meios de comunicação: informar, divertir, persuadir e ensinar. A primeira diz respeito à difusão de notícias, relatos e comentários sobre a realidade. A segunda atende à procura de distração, de evasão, de divertimento por parte do público. A terceira procura persuadir o indivíduo, convencê-lo a adquirir certo produto. A quarta é realizada de modo intencional ou não, por meio de material que contribui para a formação do indivíduo ou para ampliar seu acervo de conhecimentos. (Samuel P. Netto, adaptado)
Tópico frasal desenvolvido pela exemplificação:
Consiste em esclarecer o que foi afirmado no tópico frasal por meio de exemplos:
A imaginação utópica e inerente ao homem, sempre existiu e continuará existindo. Sua presença é uma constante em diferentes momentos históricos: nas sociedades primitivas, sob a forma de lendas e crenças que apontam para um lugar melhor; nas formas do pensamento religioso que falam de um paraíso a alcançar; nas teorias de filósofos e cientistas sociais que, apregoando o sonho de uma vida mais justa, pedem-nos que "sejamos realistas, exijamos o impossível". (Teixeira Coelho, adaptado).
Ao escrever um parágrafo, você sabe que precisa adicionar um tópico frasal. Mas como escrever um? Eis algumas informações úteis para ajudá-lo.
Passos
Lembre-se da definição de parágrafo. Um parágrafo é um agrupamento de frases relativas a um único assunto relevante. Em um parágrafo, você apresentará uma ideia principal e a explicará. Parágrafos são extremamente importantes por ajudarem a organizar informações de um jeito que facilite a leitura, melhorando o fluxo de sua escrita.
Apresente sua ideia principal claramente. Este é o tópico frasal. Ele precisa incluir seu tópico (“jardinagem”) e uma opinião, ou ideia de controle (“bom exercício”, “produz melhores alimentos orgânicos”)
Mantenha em mente de que isto não é um convite para anunciar seu assunto. “Hoje, eu vou discutir os benefícios da jardinagem” não é um tópico frasal eficiente. Você deve esclarecer suas intenções sem apresentá-las explicitamente.
Prenda seu leitor. Uma das tantas funções importantes do tópico frasal é atrair a atenção do leitor. [3] Faça com que eles criem perguntas mentalmente e responda-as no texto. Um jeito eficiente de fazer isso é inserir o leitor direto na ação. Isso é possível em textos de ficção e de não-ficção, e pode ser feito de várias formas:
Descreva um personagem. Essa pode ser uma descrição física ou emocional.
Use diálogos. Se houver uma conversa relevante que atrairá a atenção do leitor, considere usar parte dela para iniciar seu parágrafo.
Retrate uma emoção. Use o tópico frasal para representar uma emoção para o leitor.
Use detalhes. Ainda que você não queira escrever uma frase longa e cheia de detalhes, é uma boa ideia criar interesse usando linguagem sensorial em seu tópico frasal.
Evite perguntas retóricas. É desejável que o leitor formule questões em sua mente, mas é indesejável que o escritor formule tais questionamentos.
Seja curto e grosso. O tópico frasal deve apresentar suas intenções sem forçar seu leitor a persegui-las; ser breve ajudará a esclarecer bem suas intenções.  Além disso, tópicos frasais curtos ajudarão no fluxo de seu parágrafo.
Ceda uma opinião que possa ser provada. O desenvolvimento do parágrafo serve para provar o tópico frasal. Portanto, seu tópico frasal deve afirmar um pensamento/crença que possa ser reforçado através de evidências concretas. Veja, por exemplo, o tópico frasal: “Cultivar ervas aumentará sua vontade de cozinhar produtos frescos”. A frase “aumentará sua vontade” afirma uma crença sua, e você pode gastar o resto do parágrafo explicando o porquê de acreditar nisso.
Sempre evite fatos concretos em seu tópico frasal. Ainda que fatos sejam interessantes, eles não apresentam o leitor ao parágrafo e nem chamam a atenção. Forneça dados quando desejar incluir um fato. Por exemplo, em vez de escrever “Todos os cães precisam de alimento”, experimente: “Todos os cães precisam regularmente de cuidados, incluindo a alimentação saudável, sendo que crianças administram melhor tais cuidados”. Alternativamente, utilize seus fatos como evidências no desenvolvimento do parágrafo.

Dicas

Não escreva uma ideia muito vaga ou geral que tenha de ser discutida de maneira prolongada. Isto é geral demais: “Os Estados Unidos sofreram muito durante a Guerra Civil”.
Mostre ao professor seu tópico frasal e peça a aprovação dele.
Certifique-se de discutir sua ideia no parágrafo. Ou certifique-se de que o tópico frasal encaixe com o que foi dito. Reescreva-o quando necessário.
Procure bons exemplos em textos e artigos (e não histórias de jornal).
Não escreva um tópico frasal muito estreito. Assuntos assim normalmente se configuram como fatos. Isto é um exemplo de assunto extremamente objetivo: “As Árvores de Natal são cedros ou pinheiros”.
Ao escrever uma declaração de tese, tente incluir uma breve menção dos principais temas apresentados pelo trabalho. Por exemplo, “Você comerá melhor se puder cozinhar as próprias refeições, cultivar alguns vegetais, e aprender mais sobre nutrição” (a palavra-chave aqui é “comer MELHOR”). O leitor esperará que você discuta esses três aspectos de uma alimentação melhor, e você saberá como estruturar os parágrafos do trabalho.
É melhor não usar pronomes possessivos.

Evite usar pronomes na primeira pessoa (Ex.: Eu; Meu).

Um comentário: