A
COESÃO TEXTUAL
O
vocábulo “texto” tem origem do latim “textum”, que significa “tecido”.
Fazendo-se uma analogia, podemos pensar que um tecido é resultado de uma união
de pequenos fios que se costuram até um determinado limite de extensão. Já no
caso de um texto, temos elementos que precisam, também, estar “costurados” para
que formem um dado sentido.Um texto com coesão é um texto conectado,
interligado. Além de uma sequência lógica (coerência), um texto precisa que
suas ideias estejam encadeadas.
Os
elementos coesivos;
Podemos
utilizar diversos mecanismos linguísticos para exercer a coesão em um texto.
Conjunções, sinônimos, pronomes, numerais, advérbios são alguns exemplos. Observem
o exemplo a seguir:
Notem na frase: “Senhor, o índice de violência cresceu
tanto, que já não há mais espaço no gráfico para apontá-lo”, a presença de
dois mecanismos coesivos: o conectivo “que” estabelecendo uma relação de
consequência entre as orações e a forma verbal junto ao pronome oblíquo
“apontá-lo”, substituindo a expressão “índice de violência”.
A
coesão no período composto
Além
de nos preocuparmos com os elementos coesivos, para que um texto tenha coesão,
devemos estar atentos à construção de períodos compostos. Observe o exemplo a
seguir:
A
sociedade que aguarda uma atitude do governo brasileiro que nada faz para
amenizar o desemprego e a criminalidade no país.
Analisando-o, temos as
seguintes ideias subordinadas:
1) A sociedade
2) que aguarda uma
atitude do governo brasileiro
3) que nada faz
4) para amenizar o
desemprego e a criminalidade no país.
Notem
como o segundo trecho está subordinado ao primeiro, que seria a primeira
oração, mas que está truncada; a terceira parte também acompanha essa relação
de subordinação; a quarta tem o sentido de finalidade em relação à terceira. O
grande problema do período está na primeira parte, que está incompleta. Houve
uma sucessão de inserções e a ideia inicial não foi desenvolvida.
Reescrevendo-se o período, poderíamos ter, por exemplo, a seguinte construção:
A sociedade aguarda uma atitude do
governo brasileiro que nada faz para amenizar o desemprego e a criminalidade no
país.
Reparem
como, agora, há um sentido e uma conexão entre as orações:
1) A sociedade aguarda
uma atitude do governo brasileiro
2) que nada faz
3) para amenizar o
desemprego e a criminalidade no país.
A
segunda oração, introduzida pelo pronome relativo “que”, está subordinada à
primeira (que é a principal), adjetivando-a; já a terceira acrescenta uma noção
de finalidade à segunda oração. Há, no período, uma relação de subordinação, ou
seja, de dependência. A segunda oração e a terceira pressupõem a presença de
uma principal.
Bem,
como vimos, para uma boa compreensão e progressão textual, é preciso que as
ideias estejam bem conectadas, ou seja, que o período esteja coeso. Procurem se
atentar a isso, principalmente quando forem escrever a redação!
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