sábado, 24 de maio de 2014

AS QUALIDADES DE UM TEXTO Correção, clareza, concisão, elegância, coerência e coesão.

AS QUALIDADES DE UM TEXTO
Correção, clareza, concisão, elegância, coerência e coesão.

1 – Correção
Um texto deve obedecer às regras gerais da língua, ressalvando-se sempre algumas liberdades como consequência do estilo. 
Os desvios da norma culta que são comumente encontrados nas redações referem-se à ortografia, pontuação, concordância e regência.

2 – Clareza
Se o texto não obedece às normas gerais da língua, torna-se pouco claro, difícil de ser compreendido.  As palavras devem ser bem colocadas, as ideias devem obedecer a uma determinada lógica. Não seja esnobe empregando palavras “difíceis”; o uso de um vocabulário simples, porém culto, evita o risco do seu texto não ser compreendido.

 3 – Elegância
É, o resultado final obtido quando se observam as qualidades e se evitam os defeitos.  É o texto agradável de ser lido tanto pelo seu conteúdo como pela sua forma.

 4 – Concisão
Consiste em apresentar uma ideia em poucas palavras, sem, contudo, comprometer a clareza; deve ser entendida como sinônimo de precisão, exatidão, brevidade. – É a virtude de expressar um fato, uma opinião com o menor número possível de frases e palavras. Cuidado  porém com o excesso de concisão, pois pode redundar em obscuridade.
O procedimento oposto é a prolixidade, que deve ser evitada.  Ser prolixo é usar muitas palavras para dizer pouco ou nada.
No exemplo abaixo, as palavras destacadas são dispensáveis:

“Há algumas ocasiões em que é melhor ficar calado do que falar besteira. Eu posso contar um caso recente que me aconteceu há pouco. Eu saí de casa rumo ao bar para beber alguma coisa. Percebam vocês que não tinha nada planejado, apenas queria beber um pouco e ficar a observar os habitantes da noite, os boêmios. Foi então que algo totalmente inesperado aconteceu...”

5 – Coerência
Encadeamento de ideias; qualidade de coerente; que possui nexo, lógica, ligação recíproca; resultado da harmonia entre as ideias existentes num texto.
Coerente, portanto, é o texto onde sobejam lógica, consequência, compreensão.

6 – Coesão;  Conexão, entrosamento das palavras entre si; união íntima entre as partes de um todo; conexão, concordância, consonância. Superfície física do texto, em oposição ao plano, à esfera, à região das ideias, argumentos e conceitos.
 No exemplo abaixo, as palavras destacadas são dispensáveis:
“Há algumas ocasiões em que é melhor ficar calado do que falar besteira. Eu posso contar um caso recente que me aconteceu há pouco. Eu saí de casa rumo ao bar para beber alguma coisa. Percebam vocês que não tinha nada planejado, apenas queria beber um pouco e ficar a observar os habitantes da noite, os boêmios. Foi então que algo totalmente inesperado aconteceu...


Um comentário:

  1. Olá Povo de São Francisco, Vamos pensar em infraestruturas, desenvolvimentos, melhorias e qualidade de vida para todos. Agora, tem pessoas que pensa em se próprio, e não nas melhorias da cidade onde vivemos. Devemos se beneficiar da política sem comprometer a peça fundamental que e o voto, pois tem políticos que pensa que os eleitores é objeto na intenção de seduzir de alguma forma com alimentos, financeiro ou materiais, mais sabemos que voto vendido elege bandido. Então vamos fazer a nossa parte, escolher as melhores pessoas que são honestas e transparentes com outros, muitos estão pensando em se mesmo e não no desenvolvimento da cidade onde vivemos, e os (mesmo) falam nos grupos de amigos que todos são iguais, sendo que existem pessoas que e diferente. Pois, nem os dedos da mão são iguais. Aqui temos pessoas que defende o direito da sociedade que já demandou e demanda pelas melhorias da localidade onde vivemos. ATENÇÃO o que aparece agora não é novidade é politicagem.

    ResponderExcluir