segunda-feira, 21 de março de 2011

Classificação dos personagens
Quanto a importância
Protagonista ou personagem principal: é o personagem mais importante da obra, no qual a história gira em torno dele. Geralmente é o heroi e alguns casos pode existir mais de um.
Exemplo:
Goku no Anime Dragon Ball, Emma Coolidge e Peter Petrelli
Co-Protagonista: é o personagem de segunda maior importância da obra. Geralmente é a pessoa que ajuda o herói e alguns casos pode existir mais de um.
Exemplo:
Heloísa Perissé e Carmo Dalla Vecchia na novela Cama de Gato
Antagonista: é o personagem que rivaliza o protagonista, quase sempre batalha com o mesmo no final da obra. Geralmente é o vilão e alguns casos pode existir mais de um, no entanto, o antagonista não precisa ser necessariamente uma pessoa, podendo ser um objeto, um animal ou um fato que dificulte os objetivos do protagonista (como a situação financeira do mesmo, problemas culturais e/ou sociais, deficiências físicas e/ou psicológicas etc.).
Exemplo:
Voldemort na série Harry Potter.
Oponente: é o personagem que ajuda o antagonista. Da mesma forma que o coadjuvante em relação ao protagonista, é geralmente amigo ou parente do antagonista principal, embora às vezes trabalhe o sirva para o mesmo.
Exemplo:
Comensais da Morte
Coadjuvante ou personagem secundário: é o personagem que ajuda o protagonista, na maioria das vezes tem amizade ou parentesco com o mesmo. A importância dele pode variar dependente da obra.
Exemplos:
Ronald Weasley e Hermione Granger na série Harry Potter.
Figurante: é um personagem que não é fundamental para a trama principal, que tem como único objetivo ilustrar o ambiente e o espaço social que são representados durante o desenrolar de uma ação da trama.
Exemplos: Pessoas caminhando na rua, entregadores, motoristas, etc.
Quanto a existência
Real ou histórico: são personagens que realmente existem ou existiram. Geralmente são citados em obras históricas ou jornalísticas.
Fictício ou ficcional: são personagens que não existem e são criados pela imaginação do autor, embora em alguns casos eles sejam inspirados em pessoas reais.
Real-ficcional: são personagens reais, mas com personalidade fictícia.
Ficcional-ficcional: são personagens ficcionais dentro de obras ficcionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário