terça-feira, 12 de janeiro de 2010

PARÁFRASE DO POEMA "CANÇÃO DA EXÍLIO"

PARÁFRASE DO POEMA “CANÇÃO DO EXÍLIO”
DE GONÇALVES DIAS


Minha terra tem palmeiras
Para os poucos pássaros cantar.
Mas tem estrangeiro de longe
Que o nosso solo veio cavar!


Nosso céu... nem vejo estrelas.
Nossos campos, é só capim.
Nossos bosques... não existem.
Nossa vida é cinza assim...


Em cismar sozinho à noite
Imagino qual natureza restará...
Flores... frutas...só nas pinturas.
Ou bem mais caro me custará.


Em casa plantas queria eu ter.
Mas o cuidado leva tempo.
Artificiais não dão trabalho
Isto tive eu que aprender!


Em temer sozinho a vida;
O destino que estão a me traçar.
O verde que vejo de perto
Foi o que eu pude comprar.




Nossas riquezas já levaram
E a História se repetiu.
Lá ficou um grande vácuo
E de pé todos aplaudiram.


Não permita Deus que eu morra
Sem o verde de verdade conhecer.
Em pensar sozinho à noite
O ar puro do amanhecer,
Vida plena de saúde
Um dia ainda eu possa ter!


Lutar pela minha existência
De verdade quero aprender.
E um dia tomar água de fonte
Pássaros em palmeiras cantando.
Eu ainda irei conhecer!


Não em antigos livros
Nas imagens apagadas.
No quintal da minha casa.
Das sementes de vidas nascidas
E por minhas mãos plantadas!



SANTELL
2007



Nenhum comentário:

Postar um comentário